top of page
Buscar
  • Foto do escritorPower On Tecnologia

ALTERAÇÃO DA LEI DA ENERGIA SOLAR: ENTENDA AS MUDANÇAS PARA OS CONSUMIDORES


Basicamente, quem gera energia solar passa a pagar pelo uso da infraestrutura disponibilizada pela distribuidora nos períodos em que não há geração simultânea ao contrário do que acontecia até então.

Você já ouviu falar na nova lei da energia solar?

A Lei 14.300, sancionada em janeiro de 2022, trouxe algumas mudanças para quem gera a própria energia ou deseja instalar um sistema fotovoltaico.

A cobrança de uma taxa que incide na conta de luz é a principal delas, mas isso não significa que investir em energia solar não vale mais a pena, pelo contrário.

O que diz a nova lei da energia solar?

Amplamente discutida no Congresso Nacional e em outros setores da sociedade, a nova lei da energia solar (14.300/2022) é derivada do projeto de lei 5.829/2019. Você provavelmente acompanhou algumas discussões nos últimos anos com as diversas alterações propostas.

Embora traga outras mudanças, a principal regra da nova lei diz respeito ao pagamento de uma taxa que altera a composição da conta de luz, e é por isso que ela é conhecida como lei da “taxação do sol”.

Nesse sentido, as pessoas que adquirirem um sistema fotovoltaico a partir de 2023 serão incluídos na nova regra.

Basicamente, quem gera energia solar passa a pagar pelo uso da infraestrutura disponibilizada pela distribuidora nos períodos em que não há geração simultânea ao contrário do que acontecia até então.

Com a nova legislação o que muda é que esses créditos passam a ser taxados com o intuito de cobrir as despesas da distribuidora com a infraestrutura e investimentos na rede elétrica.

Isso significa que ao direcionar o excedente energético para a concessionária haverá a cobrança de uma tarifa, com valor ainda a ser definido pela Aneel. O órgão tem até julho de 2023 para comunicar a definição do valor total.

As novas regras só passam a valer em janeiro de 2023. Por isso, você não pode perder tempo e gere a sua própria energia ainda este ano!

Mas não instale com qualquer empresa, a Power On / ITP Industrial tem certificação ISO 9001 v2015 e registro DUNS-Braid # 678024154 em sistemas fotovoltaicos e eficiência energética. Garantia de qualidade e segurança.

Conte com a Power On / ITP.

Conectando energias. Gerando Resultados!Entre em contato!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page