Companhias miram em pesquisas e planejamentos de eletrificação e tecnologia para o mercado dos elétricos.
O setor de veículos elétricos no Brasil ainda dá seus primeiros passos quando comparamos os números do país com o restante do mundo. No entanto, é um mercado com potencial de crescimento nos próximos anos.
Primeiro porque o país deve buscar cada vez mais a implementação e o planejamento de políticas de redução dos gases poluentes e causadores do efeito estufa, na visão de especialistas. Além disso, o Brasil possui um histórico com o uso de energias renováveis e que causam menos danos ao meio ambiente, como o uso das hidrelétricas, dos parques eólicos e da energia solar.
Os países europeus já têm estabelecido metas para a redução. Em 2021, por exemplo, a União Europeia (UE) fechou um acordo para frear as mudanças climáticas, visando reduzir as emissões líquidas de gases em pelo menos 55% até o final da década em relação aos níveis de 1990.
Metas como as adotadas na Europa e em demais países do mundo são graduais e demandam grande empenho do poder público, já que exigem grandes mudanças de infraestrutura e hábitos por parte da população.
Com um novo mercado em vista, grande espaço para inovação, muitas empresas já possuem iniciativas pensando no setor de elétricos e eletromobilidade no Brasil e já estão finalizando ou entregando projetos e parcerias para o setor.
O setor em 2021
No ano passado, o setor dos carros elétricos e eletrificados superou expectativas de analistas. De acordo com o balanço anual da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), o mercado de veículos elétricos e híbridos apresentou um recorde de 34,9 mil unidades vendidas.
Números que superam todas as previsões da Abve e representam um aumento de 77% sobre os 19,7 mil emplacamentos realizados em 2020.
A associação já projeta que, no segundo semestre de 2022, o país deve alcançar a marca de 100 mil veículos elétricos. Atualmente, há mais de 82 mil deles em circulação no país, entre automóveis, utilitários e veículos comerciais leves.
Já em fevereiro deste ano, a venda de veículos elétricos e híbridos aumentou 147% no mês em comparação com o mesmo período de 2021. Ainda segundo a Abve, foram 3.435 emplacamentos e o melhor mês de fevereiro da série histórica da instituição.
Oportunidades e avanços no Brasil
Uma das principais dificuldades dos veículos elétricos se popularizarem no Brasil é o custo elevado para a aquisição dos automóveis por conta dos custos de produção e da tecnologia utilizada nas baterias. Em média, um carro elétrico custa, no país, cerca de R$ 290 mil.
Especialistas entendem que é importante que ocorra o investimento para os consumidores que já possuem os carros elétricos e para aqueles que pensam em adquirir um modelo. No entanto, também é interessante um planejamento na eletrificação das frotas dos grandes centros urbanos.
A recarga de carros elétricos no Brasil
Aqui no país, infelizmente, os avanços da infraestrutura para a recarga de veículos elétricos anda a passos lentos. Atualmente poucas empresas investem na infraestrutura de recarga, mesmo com a aceitação do público e a intenção de compra no setor, ainda existem poucos incentivos governamentais para a mobilidade elétrica.
Mesmo assim, algumas empresas tem como objetivo aquecer o interesse por este setor. Como o caso da Power On / ITP , empresa especialista no setor de energia solar para postos de combustíveis que aproveitou o interesse das revendedoras de combustíveis para oferecer o ponto de recarga rápido da multinacional Ingeteam .
O intuito é começar o processo de implantação no estado de São Paulo, na capital e no interior do estado. Essa estratégia tem a intenção de chamar a atenção para a tendência internacional de mobilidade elétrica, que logo será realidade no Brasil.
Entre em contato e saiba mais: info@powerontech.net
A Power On / ITP é a única empresa especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Mobilidade Elétrica para o setor de Postos Revendedores.
Conte com a Power On / ITP! Conectando Energias. Gerando resultados!
www.powerontech.net | (15)3327-5952
Commentaires