top of page
Buscar
  • Foto do escritorPower On Tecnologia

ENERGIA SOLAR PARA EMPRESAS: BENEFÍCIOS PARA SE TORNAR MAIS COMPETITIVO


Entenda como funciona e todos os benefícios da energia solar fotovoltaica para as empresas e indústrias.


Empresários e gestores têm que lidar com centenas de variáveis diariamente, afinal, seu papel é garantir que a operação da empresa esteja crescendo de maneira satisfatória e aumentando a sua rentabilidade.


A melhor maneira de aumentar os lucros da sua empresa é começar reduzindo os custos de operação. E, nesse sentido, a conta de luz pode ser um dos pontos de economia para uma empresa.


Instalando o sistema de energia solar, empresas podem não só cortar custos operacionais, mas também garantir um funcionamento operacional mais sustentável e alinhado com as novas práticas.


A energia solar para empresas consiste na instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica limpa e segura. Toda energia produzida pelo sistema poderá ser usada nas operações cotidianas da companhia, representando uma significativa economia na conta de luz.


A instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica para empresas é muito semelhante àquela que podemos observar em residências.


A grande diferença está na escala do sistema: operações empresariais requerem mais painéis solares e um maior estudo de engenharia.


Um sistema fotovoltaico voltado para a atividade empresarial funciona da mesma maneira que qualquer outro, captando a energia fotovoltaica por meio da luz solar e convertendo-a de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).


On-grid


Estes são os sistemas conectados à rede de distribuição pública. Eles são um dos mais populares porque aliam a comodidade do acesso à rede com a economia da geração de energia independente.


Os sistemas on-grid funcionam de maneira independente à rede, mas permitem que o estabelecimento use energia elétrica fornecida pela distribuidora durante a noite.


Além disso, esse sistema possui mais uma vantagem interessante: toda energia excedente produzida pelo sistema fotovoltaico torna-se créditos, que têm validade de até cinco anos.


Esses créditos abatem o valor da conta de luz caso seja utilizada a energia fornecida pela rede.


A utilização dos créditos não está limitada apenas à sua localidade de produção. Isso quer dizer que diferentes unidades podem usá-los, desde que estejam dentro do raio de cobertura da rede e tenham a mesma titularidade.


No caso de empresas, isso quer dizer que diferentes filiais poderão usar os créditos de energia solar – incluindo aquelas que não produzem a energia fotovoltaica!


Vantagens da energia solar para empresas


A energia solar para empresas possui diversas vantagens: economia nas contas de luz – que costumam ter valores elevados –, rápido retorno sobre o investimento, instalação de equipamentos que pode ser realizada facilmente e formação de uma cultura de sustentabilidade.


Empresas precisam avaliar diversas variáveis para que seu lucro seja garantido. A flutuação do valor da energia elétrica é, de longe, um dos itens que mais sofrem variação.


De 2002 a 2010, por exemplo, o custo da energia elétrica subiu 186%. De 2010 a 2014, foram mais 30% de acréscimo. Atualmente, com a baixa nos níveis das hidrelétricas e a implementação de bandeiras tarifárias, não há sinais de que o custo será barateado.


Por isso, a energia solar oferece uma vantagem de proteção contra essas tarifas, garantindo que os custos serão reduzidos. Essa, é claro, não é a única vantagem.


Dentre as principais vantagens da energia solar para empresas podemos destacar:


• Proteção contra as flutuações no abastecimento de energia;

• Estabilidade no fluxo de caixa;

• Durabilidade do sistema;

• Alto retorno do investimento;

• Sustentabilidade e preservação do meio ambiente.


Quanto custa a energia solar empresarial?


O avanço tecnológico e a popularização dos sistemas fotovoltaicos são fatores que contribuíram para o barateamento de custos da tecnologia. Existem também linhas de financiamento que tornam a aquisição do sistema mais acessível.


Para calcular o verdadeiro custo da instalação de um sistema fotovoltaico, é necessário levar em consideração fatores como a média mensal de consumo, a incidência de luminosidade da área da instalação ou se existem períodos de sombra sobre a superfície.


Para saber o custo real de uma instalação como essa, entre em contato com um de nossos especialistas.


A aplicação de energia fotovoltaica dentro das operações de uma empresa é bastante ampla e pode servir companhias de diferentes segmentos do mercado – desde os grandes parques industriais, até os pequenos e médios negócios.


A eletricidade gerada pelos sistemas poderá ser usada no abastecimento das atividades de escritórios, no funcionamento de maquinário e em todas atividades que envolvem o consumo de energia elétrica.


Como instalar energia solar na sua empresa?


O primeiro passo para instalar Energia Solar em sua empresa é avaliar as empresas instaladoras especialistas neste setor. Afinal, a instalação em empresas costuma ser um projeto mais complexo que a instalação residencial.


Leia bastante e informe-se sobre o assunto. Esse é um cuidado importante para que você possa saber exatamente quais são suas expectativas sobre a instalação e se elas estão alinhadas com o que o Sistema Fotovoltaico pode oferecer.

Com parcerias de empresas sólidas do mercado internacional, a Power On / ITP traz para o Brasil a mais alta tecnologia e a qualidade dos melhores produtos para você gerar sua própria energia, inclusive novas tecnologias para manutenção e análise de rendimento das placas solares.


Conte com a Power On / ITP! A conexão com o seu futuro em energia solar.

www.powerontech.net | (15)3327-5952

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page