top of page
Buscar
  • Foto do escritorPower On Tecnologia

POSTO DE COMBUSTÍVEL DO FUTURO TERÁ ENERGIA SOLAR E RECARGA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS!


Um concurso internacional de design pediu que profissionais projetassem como serão os postos de combustível no futuro, quando os veículos elétricos forem maioria circulando nas ruas.


A ideia de que o posto de combustível deve vender apenas combustível ficou definitivamente no passado. Os postos se tornaram verdadeiras soluções de conveniência, seja pela sua localização estratégica, ou pelos produtos e serviços oferecidos. Hoje é comum almoçar, fazer compras e se divertir em um happy hour no espaço desses estabelecimentos.


Não é à toa que, recentemente, um concurso internacional de design com o objetivo de projetar o posto de combustível ideal do futuro, teve como vencedor um projeto que, além de conter painéis solares, também havia instalado os pontos de recarga para veículos elétricos.


A ideia vencedora aposta em um lugar com academia, jardins, painéis solares e carregadores para veículos elétricos espalhados por todo o local.


O projeto ganhador, do arquiteto James Silvester, de Edimburgo, na Escócia, prioriza a experiência sobre a conveniência: enquanto aguarda o tempo necessário para recarregar uma bateria – cerca de meia hora a mais do que um abastecimento da forma como é feita hoje – o motorista pode descansar, relaxar e até explorar o local.


No prédio linear em formato oval, pontos de recarga circundam o perímetro e, no centro, há um espaço semelhante a um shopping composto por lojas, venda de comida e bebida, um pequeno jardim cheio de plantas e espaço para realização de exercícios e massagem terapêutica para ajudar os motoristas a fazerem uma pausa na estrada.


O sistema modular permite que o posto seja instalado em locais de diferentes tamanhos. A Parkland, operadora canadense de postos de gasolina com 3 mil em operação em 25 países e principal patrocinadora da competição, planeja começar a construir unidades nos moldes da ideia vencedora.


“É preciso oferecer às pessoas algum tipo de destino ou experiência única que possa mantê-las entretidas. Se eu estivesse em um carro por 40 minutos em um posto de gasolina, estaria arrancando meu cabelo no final“, diz Silvester ao site “Fast Company”.


O vice-presidente sênior de estratégia e desenvolvimento corporativo da Parkland, Darren Smart, concorda. “Não há dúvida de que a mobilidade está começando a eletrificar. Mas as estações de carregamento atuais estão localizadas em pontos desinteressantes, fora de mão e, em alguns casos, inseguros. Isso é agravado pelo fato de que um motorista precisar permanecer por 20 ou 30 minutos para carregar o carro. É uma combinação ruim”.


As unidades devem ser construídas com materiais sustentáveis, como madeira e pedra, e telhado capaz de receber painéis solares. O projeto foi escolhido por um júri internacional de arquitetos, designers e defensores de veículos elétricos, e o ganhador faturou o prêmio de US$ 19.600 (cerca de R$ 103 mil na cotação atual).


No Brasil, essa tendência deve demorar alguns anos para ser realidade, mas já existem empresas investindo na eletrificação dos postos para incentivar a mobilidade elétrica.


Como o caso da Power On / ITP , empresa especialista no setor de energia solar para postos de combustíveis que aproveitou o interesse das revendedoras de combustíveis para oferecer o ponto de recarga rápido da multinacional Ingeteam.


O intuito é começar o processo de implantação no estado de São Paulo, na capital e no interior do estado. Essa estratégia tem a intenção de chamar a atenção para a tendência internacional de mobilidade elétrica, que logo será realidade no Brasil.


Entre em contato e saiba mais: info@powerontech.net


A Power On / ITP é a única empresa especialista em Energia Solar Fotovoltaica e Mobilidade Elétrica para o setor de Postos Revendedores.


Conte com a Power On / ITP! Conectando Energias. Gerando resultados!


www.powerontech.net | (15)3327-5952

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page