Buscar
  • Power On Tecnologia

Resistores de Alta Potência para Aplicações Industriais Exigentes

Conversores/inversores são sistemas centrais em eletrônica de potência industrial. Seu desenvolvimento contínuo é impulsionado pela redução do espaço da instalação e pela melhoria da qualidade de energia/corrente para reduzir as correntes harmônicas e parasitárias, a fim de proteger os inversores e geradores conectados. Outros fatores de preocupação são a eficiência aprimorada, reduzindo as indutâncias parasitárias, e a necessidade geral de melhorar a estrutura de custos, minimizando os custos de material e montagem, aumentando assim a vida útil.


Por: CH. Lindner, EBG Elektronische Bauelemente; T. Zimmerman, da EBG Resistors; D. Custic, DAU; e R. Ratzi, Miba Energy Holding, Áustria

Tradução: Power On Tecnologia


Os resistores de alta potência nos conversores podem assumir a proteção, bem como as funcionalidades de segurança, como pré-carga e descarga de links CC, filtragem di/dt, limitação de corrente, como resistores snubber e shopper e também resistores de frenagem. Agora, com a possibilidade de integrar um fusível de alta tensão dentro da caixa do resistor UXP/ULX, é possível também aproveitar a funcionalidade de proteção do elemento resistor.


Resistores para aplicação em inversores
ULX2000

Resistores para aplicação em inversores
UXP2000

Figura 1: Tipos de resistores para aplicação em inversores – UXP2000 (esquerda) e ULX2000 (direita)


Resistor de dissipador de calor para aplicação de filtro industrial
Dissipador

resistor com PCM pré-aplicado (material de mudança de fase)
PCM pré-aplicado

Figura 2: Resistor de dissipador de calor para aplicação de filtro industrial (esquerda) e resistor com PCM pré-aplicado (material de mudança de fase)


Família de resistores de alto desempenho

A nova família de resistores UXP/ULX 2000 (Figura 1) é a solução para reduzir o espaço de instalação, bem como o custo de instalação, e contribuir para o TCO aprimorado dos conversores e dos motores elétricos conectados.

Os resistores oferecem uma ampla gama de propriedades únicas. As dimensões externas são idênticas às séries de resistores UXP600/UXP800 comprovadas, multiplicando a potência aplicável e reduzindo o espaço de instalação por um fator de até 3,3 versus a série de resistores UXP padrão. Com base na tecnologia de substrato do resistor, incorporando cerâmicas de alta condutividade térmica, o pré-requisito para alto desempenho é alcançado. Os resistores suportam tipicamente correntes de até 80 A com uma força dielétrica > 20 kV DC combinada com uma capacidade de descarga parcial de até 8 kV a 5 pC em resistências abaixo de 0,15 Ω. Semelhante à série UXP padrão, os recursos mecânicos da família UXP/ULX compreendem a placa de base que se alinha automaticamente à superfície do dissipador de calor. Também está disponível uma ampla variedade de opções de conexão elétrica com diferentes alturas de contato elétrico, diferentes comprimentos de isolamento e a opção de conexão via cabos (ULX 2000).

Uma interface térmica eficiente para o dissipador de calor é obrigatória para utilizar o desempenho e as melhorias fornecidas pela tecnologia de resistor UXP/ULX200.

O uso e a aplicação adequados do material de interface térmica também são requisitos obrigatórios, como o uso de uma pasta térmica de alto desempenho. A EBG também pode oferecer um material de mudança de fase baseado em TIM que já é aplicado na placa de base dos resistores conforme solicitação especial, tornando os resistores UXP/ULX2000 adequados para montagem automatizada. Além disso, a EBG também oferece resistores totalmente montados - unidades de dissipador de calor também (consulte a Figura 2). A engenharia térmica desses conjuntos é executada pela DAU, uma empresa irmã da EBG, e pode ser otimizado para a aplicação individual. Os especialistas térmicos da DAU podem fornecer engenharia térmica adequada (incluindo simulação CFD) e testes.

Adequado para aplicações exigentes

Essas unidades de dissipador de calor são adequadas para aplicações exigentes da indústria moderna, que vão desde prensas de estampagem profunda em aço até sistemas avançados de propulsão elétrica em navios de grande porte. Não é apenas o tamanho e o nível de potência do UXP2000, também a robustez e os níveis de desempenho são excelentes.

Um teste de carga empírico de até 3000 W não mostrou nenhuma degradação. Isso torna os resistores EBG UXP/ULX 2000 também a escolha preferida para aplicações onde outras tecnologias, como resistores enrolados de fio resfriado, são normalmente usadas.

Devido ao seu pequeno tamanho, o UXP/ULX 2000 é facilmente escalável para ser combinado com unidades de resistor de alta potência, conforme mostrado como exemplo nas Figuras 2/3. Se necessário, o dissipador de calor integrado pode ser projetado para conter resistores em ambos os lados, tornando toda a unidade ainda mais potente e minimizando ainda mais a área ocupada.


Representante oficial para a América Latina das marcas:


Mais informações | www.powerontech.net | (15)3327-5952

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo